A importância das tecnologias para uma vida inclusiva

«Para a maioria das pessoas a tecnologia torna a vida mais fácil, para a pessoa deficiente a tecnologia torna a vida possível» (Sanches, 1991)

Embora de 1991, esta frase encerra em si tudo o que a tecnologia significa para quem não tem outros meios de se fazer entender e, assim, levar uma vida feliz.

Para que a inclusão seja total e as pessoas não sejam rotuladas como deficientes, é necessário, desde logo dar-lhes armas, tão cedo quanto possível, para que possam adquirir competências nas suas áreas fortes. Deste modo, uma pessoa com algumas dificuldades pode notabilizar-se por ser excelente em alguma área, o que, além de ser bom para o seu ego, leva os seus pares a vê-lo como um ser válido.
Um dos recursos a que um professor pode recorrer é o Facebook. Embora considerada por alguns como pouco ortodoxa, esta rede social ou outras similares permitem:

A criação de uma comunidade de aprendizagem para a escola, turma ou disciplina;
A partilha de informações e ideias com outros profissionais e especialistas, sobre os temas abordados na sala de aula;
Aprender sobre redes sociais;
A criação de um canal de comunicação entre estudantes de diferentes escolas, regiões, países e culturas e com interesses em comum.

Embora a utilização das redes socias na educação ainda seja um tema polémico para muitos professores e educadores, este pode ser um meio facilitador do contacto entre pessoas diferentes e pode potenciar as capacidades de algumas pessoas portadoras de deficiência.

A utilização das redes sociais em sala de aula pode ser difícil, visto que algumas escolas proibem o acesso dos estudantes para os proteger de eventuais problemas ou para impedir que se desconcentrem, sem ter em consideração que todos precisam de aprender a utilizar esses recursos de forma adequada e responsável, reconhecendo quais são os comportamentos aceitavéis e os não aceitáveis.

Claro que há que ter cuidados:

Facemoods

Anúncios
Esta entrada foi publicada em TIC na Educação Especial. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s